Na construção civil é comum os vários tipos de estruturas que temos, dentre elas as metálicas e as de concreto. Nestes tipos em si, ocorre um fenômeno que degrada o material causando patologias na estrutura como um todo, chamado de corrosão. A seguir serão expostas mais informações sobre esse fenômeno e como ele age nas estruturas.
Índice do Artigo:
Corrosão.
Ambientes Agressivos.
Como a corrosão age nas estruturas metálicas e de concreto.
Como proteger as estruturas desse fenômeno.
Corrosão
A corrosão é um fenômeno que destrói gradativamente os materiais, mais comumente os metais. Esse termo é bem amplo, dividindo-se em três tipos, sendo eles a corrosão química, eletrolítica e eletroquímica.
Ambientes Agressivos
Quando falamos em ambientes agressivos, queremos dizer ambientes quimicamente agressivos, ou seja, que estão expostos a agentes agressivos. O tipo de estrutura presente em ambientes assim deve ter uma atenção especial para que tenha um desempenho de vida útil melhor, já que é possível pensarmos na perca econômica levando em consideração a perda de materiais, a perda de qualidade na estrutura e a perda da estrutura em si.
Os ambientes agressivos que podemos citar são os ambientes marinhos, áreas industriais, ambientes subterrâneos, ambientes químicos entre outros.
Como a corrosão age nas estruturas metálicas e de concreto.
O tipo de corrosão que ocorre nos metais é a corrosão eletroquímica, na qual ocorre reações de oxido redução transformando os metais em óxidos e outros compostos. Isso acontece pelo fato de o material em questão perder elétrons e consequentemente outro material, o oxigênio (O2) ganhou elétrons (sofre uma redução).
Nas estruturas metálicas ocorre um desgaste, deteriorando o material, e aí pode haver perda de espessura, rachaduras, perfurações entre outros problemas.
Já no concreto em si, o processo que mais o degrada acontece no meio aquoso, diminuindo a vida útil do material. O concreto armado em contato com a água do mar, por exemplo, recebe por meio de sua capilaridade íons de cloretos e isso causa ao longo dos anos um desgaste até que atinja a armadura.
Como proteger as estruturas desse fenômeno.
É de extrema importância a proteção nas estruturas pois os impactos podem ser desde a perda de eficácia dos materiais até acidentes e falhas estruturais, também causando impactos ambientais e prejuízos econômicos.
A maneira de proteção mais comum é o revestimento, pode haver inspeções regulares bem como fazer o controle dos agentes corrosivos. Aplica-se nas estruturas os chamados Revestimentos Protetores (tintas epóxi, polímeros eletrostáticos e galvanização), na superfície exposta ao ambiente corrosivo. É ideal também que tenha uma escolha de materiais adequada e, em conjunto com o cuidado com o revestimento e todos os meios de proteção citado acima, a estrutura tenha sua vida útil aumentada.
Está pronto para trazer seu projeto arquitetônico dos sonhos para a realidade ? Junte-se a nós na Alicerce Engenharia Júnior e deixe que nossa paixão e expertise guiem seu caminho. Visite nosso site para agendar uma consulta gratuita e começar a construir não apenas um projeto, mas um legado.
Gostou desse assunto e quer saber mais? Então confira as principais novidades da Engenharia Civil e Mercado Imobiliário no nosso blog. Além de conferir mais artigos relacionados a esse assunto, como FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA SANITÁRIA EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO.
Comments