Construir uma casa é o sonho de diversas pessoas, porque é possível ter seu próprio cantinho com suas preferências. Todavia, muitas pessoas ficam em dúvida por onde começar essa construção, o modo ou, principalmente, o orçamento. A elevação de uma edificação realmente não é um trabalho fácil, mas sabendo as etapas necessárias, garante um melhor entendimento.
Índice do artigo
Escolha e obtenção do lote
Contratação de profissionais excepcionais
Verificação da documentação
Projetos preliminares
Projeto arquitetônico
Aprovação na prefeitura
Método construtivo
Projetos complementares
Execução e gerenciamento da obra
Acabamento
Escolha e obtenção do lote
Para ser possível realizar o projeto, deve-se encontrar um terreno de qualidade trazendo benefícios no andamento. Esta escolha facilitará a obra garantindo que o produto final seja do agrado do cliente. A inclinação, o estado do solo, os sistemas de águas, esgoto, ruas próximas e vizinhança são pontos a serem vistos.
Com as informações apropriadas, uma concepção de como deverá ser realizada a construção é gerada como forma de pré-visualização. A fim de haver algumas dicas para esta escolha, estão entre elas:
Compare a metragem com seus planos
Avalie a localização
Procure informações sobre a qualidade do solo
Observe a incidência solar
Analise a posição do terreno no quarteirão
Cheque suas finanças
Busque alternativas viáveis de pagamento
Contratação de profissionais excepcionais
A fim de que se dê início a obra, deve-se contratar um profissional para auxiliar com o procedimento do projeto. Este é primordial pelo fato de obterem conhecimento sobre estas construção e experiência, sendo realizada uma obra de qualidade. A priorização para o projeto será a excelência e não somente o preço, o sucesso dele sempre em primeiro lugar.
Para selecionar os profissionais certos, pesquise sobre eles ou a empresa em questão, além de ver os trabalhos finalizados. Sempre lembrando que, independente da sua escolha, este será responsável pela construção de algo de importância na sua vida.
Verificação da documentação
A documentação da obra, da qual muitas pessoas não dão atenção, é de extrema importância. Depois de escolher o terreno e contratar profissionais, deve-se ver junto ao arquiteto e engenheiro os papéis necessários. Através deles, é possível ver o que é permitido pela cidade construir, garantindo que nenhuma lei seja infringida.
Entre as documentações fundamentais, está o plano diretor que auxilia nas construções para dar condições de vida adequadas. O código de obra são leis que definem conceitos para garantir segurança e acessibilidade na obra. Na etapa de dar entrada na prefeitura, alguns documentos como o de posse do terreno e a RT (Responsabilidade Técnica) são primordiais.
Projetos preliminares
A próxima etapa se trata da realização de serviços e projetos preliminares para preparar o terreno para a obra. Nesta parte, os engenheiros contratados realizam o levantamento topográfico, a sondagem do solo, terraplanagem e limpeza do terreno. Mesmo que a tarefa seja do profissional, ter uma equipe qualificada que o auxilie, também garantirá sucesso do projeto. Afinal, um prédio funciona de modo parecido com o corpo humano, cada órgão tem sua função, porém, um depende do outro.
Os serviços preliminares apresentam uma influência enorme sobre o orçamento de obras. Afinal, se os serviços preliminares não forem executados da forma adequada, geraram gastos maiores para a execução da obra. Além disso, é importante incluir, de forma adequada, todo e qualquer tipo desse serviço na planilha de orçamento de obras.
Projeto arquitetônico
Com a preparação do terreno, inicia-se o projeto arquitetônico da construção. O projeto arquitetônico define características construtivas do processo viabilizando a execução da obra, atendendo aos clientes e solucionando problemas que surgirem. Nesta etapa, um bom diálogo com o arquiteto é fundamental para haver uma harmonia na hora da construção. Além disso, saber quais os desejos ou objetivos do engenheiro e as necessidades para a obra é fundamental.
Com essas informações e seguindo as regras municipais, a planta baixa é feita sendo o desenho dela primordial. Nela estão presentes os ambientes, espaços, pilares e demais características da construção.
Aprovação na prefeitura
Com o projeto arquitetônico finalizado, se faz necessário à espera da aprovação pela prefeitura da cidade do lugar da construção. Esta é um processo burocrático que tem como intuito garantir que a obra esteja totalmente regularizada junto à prefeitura municipal.
Como guia para a aprovação na prefeitura têm-se:
Contratação de um profissional habilitado para desenvolver o projeto arquitetônico
Desenvolvimento do projeto e memorial descritivo nos padrões da prefeitura
Emissão ART/RRT de responsabilidade técnica do projeto
Escolha do responsável técnico executivo
Emissão ART/RRT de responsabilidade técnica de execução
Documentação
Tendo essas etapas concluída, certifica-se que o imóvel está sendo arquitetado com excelência e de acordo com as leis municipais.
Método construtivo
Em primeiro lugar, define-se um sistema construtivo como o conjunto de técnicas e tecnologias utilizadas para a construção de edifícios. Dessa maneira, os métodos construtivos correspondem à estrutura de uma casa ou prédio e servem para dar sustentação ao mesmo.
A fim de iniciar a obra, os profissionais contratados devem escolher, entre os métodos construtivos, qual será utilizado. Isso porque o sistema construtivo interfere no custo da construção, no tempo de obra e na aparência da edificação. Entre eles pode haver a alvenaria tradicional, estrutural ou wood frame. Além da sua preferência, devem ser consideradas as vantagens e desvantagens de cada opção para a construção.
Projetos complementares
Projetos complementares são aqueles que irão se juntar ao projeto arquitetônico para garantir o funcionamento da sua edificação. Dentre eles projetos podemos citar: estrutural, elétrico, hidráulico, sanitário, águas pluviais, tv, dados, voz, CFTV, prevenção e combate a incêndio. Eles apresentam elementos técnicos importantes para o prosseguimento da obra e finalização do planejamento arquitetônico. Com esses dados, é possível dar um norte a todos os trabalhadores envolvidos no projeto.
Execução e gerenciamento da obra
Na fase de execução e gerenciamento da obra, todos os processos de uma construção são executados. Entre eles o alicerce da obra, a fundação, a vedação da estrutura e as instalações hidráulicas e elétricas. Nas atribuições básicas do gerenciamento se destacam:
Análise em detalhes da viabilidade técnica do projeto e feedback em tempo ágil ao cliente
Elaboração de orçamento e custos da obra
Contratação de fornecedores
Levantamento da documentação necessária junto aos órgãos públicos como CREA, prefeituras, IBAMA, Vigilância Sanitária e fiscalização do Ministério do Trabalho
Calendarização e a criação de um cronograma da construção inteira da obra
Acompanhamento em todos os momentos da obra para a garantia da entrega de tudo o que foi apresentado e acertado
Acabamento
O acabamento é um ponto extremamente relevante da obra sendo feito com delicadeza, pois afeta completamente na aparência da casa. Esta parte engloba:
Instalação de piso e contrapiso, inclusive revestimentos de luxo
Pinturas
Passagem da fiação e instalações elétricas
Colocação de esquadrias ou caixilhos
Fixação de vidros
Criação de forros em gesso
Aplicação de louças, metais e bancadas
Colocação de chuveiros e tomadas
Após a conclusão do acabamento, a escolha da mobília é feita a partir da sua escolha e preferências.
Essas são algumas etapas de uma obra que não podem faltar na construção de sua casa. Além disso, elas devem ser realizadas com muita atenção e cuidado. Dessa forma, você pode ter certeza de que o desenvolvimento do projeto será mais fácil e terá um ótimo resultado.
Gostou desse assunto e quer saber mais? Então confira as principais novidades da Engenharia Civil e Mercado Imobiliário no nosso blog. Além de conferir mais artigos relacionados a esse assunto, como QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PROJETO ARQUITETÔNICO.